sábado, 27 de março de 2021

DARCINÓPOLIS / TOCANTINS / BRAZIL (1.530 / 5.570) - POPULAÇÃO: 6.174 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Praias de água doce, Pedra Furada, Turismo de Aventuras, Balneário Público, Turismo Ecológico e de Lazer, Esportes Náuticos e Ecoturismo.


Vista aérea da cidade de Darcinópolis no Tocantins
Chegando na cidade de Darcinópolis, Tocantins 
Escola Pública Municipal de Darcinópolis, Tocantins 
Estrada de acesso para as Comunidades de Darcinópolis no Tocantins 


Igreja Matriz do Cristo Rei em Darcinópolis no Tocantins 
Pedra Furada. Ponto turístico da cidade de Darcinópolis no Tocantins 
Praia de água doce da cidade de Darcinópolis, Tocantins 
Rua e Praça da cidade de Darcinópolis, Tocantins 




Rodovia de acesso para a cidade de Darcinópolis, Tocantins 


Rua da cidade de Darcinópolis, Tocantins 
Dados gerais da cidade de Darcinópolis, Tocantins
Código do Município - 1706506 
Gentílico - darcinopolino 
Prefeito (2017 / 2020) JACKSON SOARES MARINHO 
População estimada [2019] 6.097 pessoas 
População no último censo [2010] 5.273 pessoas


Densidade demográfica [2010] 3,22 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 951 pessoas 
População ocupada [2017] 15,9 % 
Posição geográfica da cidade de Darcinópolis no estado do Tocantins 
História da cidade de Darcinópolis, Tocantins 
Darcinópolis 
Tocantins - TO 
Histórico 
Quando seu fundador, Eleotério Ferreira de Carvalho, antigo morador, se estabeleceu no lugar onde hoje está localizada a sede municipal de Darcinópolis, o fez em função das oportunidades econômicas, possibilitadas pela abertura da rodovia federal Belém -Brasília e pela fertilidade das terras ao redor. 


Seu crescimento econômico, que o levou à consolidação como município, foi muito vagaroso, principalmente, pela relativa proximidade a um centro da envergadura e da importância regional de Araguaína. 
Contudo, o desenvolvimento atingido pelo antigo Distrito Municipal de Tocantinópolis, motivou sua elevação à categoria de município, materializado pelas Disposições Transitórias da primeira Constituição do Estado do Tocantins, promulgada em 05 de outubro de 1989. Foi formalmente instalado, então, como Município no dia 1º de janeiro de 1993. 
Esta eh a bandeira da cidade de Darcinópolis, Tocantins 
Este eh o brasão da cidade de Darcinópolis, Tocantins 
Fonte dos textos e fotos: Leomar Fontes / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Darcinópolis, TO


VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
A REBELIÃO DO RÁDIO
Estava em um quarto onde havia um equipamento, parecendo um rádio, que havia adquirido vontade própria. Ele começou a falar comigo e dizer que ele iria dominar todos ali. Eu então fiquei procurando a tomada, para desligá-lo, mas me enrolei todo e não consegui achá-la. Sai correndo dali e fui até outro quarto, para pedir ajuda. Sentei na cama e uma mulher veio e disse que estava a serviço do rádio que tinha adquirido vida e que estava ali para me levar até ele. Eu então corri até outro cômodo desta casa, entrei e fechei a porta, segurando-a para que a tal mulher não abrisse. Ela tentou e foi embora. 


Mas a porta, mesmo que fechada, deixava uma abertura na lateral que dava para passar uma pessoa. Nisto veio meu pai e entrou por esta abertura. Eu abri a porta e veio chegando a Vanuza com uma criança de colo, num carrinho. Ela me pediu para vigiar a criança. Eu disse que não vigiava filho dos outros. Nisto chegou um homem e disse que a gente tinha que destruir o rádio. Fomos até o quarto e a porta estava fechada. Fomos abrindo a porta e sempre que abríamos uma, aparecia outra e nunca terminava. Então o tal homem deu um chute na porta e esta rasgou, pois era feita de cartolina. 


Eu disse que não iria entrar, mas acabei entrando e quando chegamos lá, o tal homem disse que iria usar os dois pen drive. O vermelho e o azul. Então eu gritei dizendo que se ele usasse os dois, o tal rádio dominaria o mundo. Ele disse que iria usar assim mesmo. Então sai correndo dali.

SONHOS MAIS MALUCOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo