sábado, 27 de março de 2021

ARAGUAÍNA / TOCANTINS / BRAZIL (0315 / 5.570) POPULAÇÃO: 183.381 PESSOAS (IBGE 2020)




SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE QUE TEM O MAIOR REBANHO DO ESTADO E EH REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E INVESTIMENTO EM CULTURA.
imagem - ?
AQUI PODEMOS VER AO FUNDO O LAGO AZUL EM ARAGUAÍNA, TO
imagem - Ulisses Holanda
AQUI O MERCADO MUNICIPAL DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Erick Aniszewski



ESTA EH A PRAÇA DAS NAÇÕES UNIDAS EM ARAGUAÍNA, TO
imagem - Erick Aniszewski
EDUCAÇÃO EM ARAGUAÍNA, TO
Araguaína é referência estadual em educação, e também para o sul do Pará e do Maranhão. Além de ensino básico e profissionalizante, a cidade conta com três universidades a Universidade Federal do Tocantins (UFT),
ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC) e a Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). O curso de medicina, oferecido pelo ITPAC, é destaque no estado, considerado o melhor curso em instituições privadas de ensino superior do Tocantins.


Em decorrência desse fato, muitos estudantes de outros estados, deslocam-se a cidade para cursarem o curso mencionado. Os cursos disponíveis na cidade são os de medicina veterinária, zootecnia, logística, cooperativismo, turismo, matemática, física, biologia, química, letras, geografia, história [[(mantidos pela UFT), direito e administração
(mantidos pela FACDO-Faculdade Católica Dom Orione), ciências contábeis, educação física, enfermagem, sistema de informação, pedagogia, farmácia, odontologia medicina engenharia de produção, engenharia civil e engenharia elétrica (mantidos pelo ITPAC). Encontra-se também Instituição em sistema EAD, Unitins - EADCOM e Uniderp, dentre outros polos de instituições nacionais.
SÓ PARA REGISTRAR
Araguaína era a quarta maior cidade do Estado de Goiás, de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia. Com a criação do estado de Tocantins em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital do Estado que estava nascendo, não foi escolhida devido a fatores geográficos, sociais e políticos, mas ganhou o carinhoso título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Estado.
Segundo pessoas ligadas ao ex-governador Siqueira Campos, por causa da influência do então Presidente do Brasil, José Sarney, que não queria que nascesse uma capital de estado perto da cidade de Imperatriz do Maranhão. Porque com a existência dessa capital, Imperatriz acabaria com o seu crescimento que ocorre há anos. Então o Presidente do Brasil impôs ao Sr. Wilson Siqueira Campos, a escolha de outro lugar do novo estado. Por isso houve a criação de Palmas, A "capital" do "Futuro".
O AEROPORTO DA CIDADE DE ARAGUAÍNA, TO
O Aeroporto de Araguaína (IATA: AUX, ICAO: SWGN) serve a cidade de Araguaína e região. Trata-se do principal aeroporto a servir a região norte do estado do Tocantins e, talvez, algumas localidades do sul dos estados do Pará e Maranhão. Em 2013, o Aeroporto foi inaugurado, com um novo terminal de passageiros, com salas da polícia federal, vigilância sanitária, esteira de bagagem, raio x, e o novo balizamento noturno e pátio de aviação geral e internet.
A sala de desembarque possui esteira para restituição de bagagem e carrinhos de bagagem (número limitado). No aeroporto há representação de uma rede nacional de locadoras de veículos, cujo horário de atendimento coincide com a chegada e saída dos voos regulares.
Atualmente o aeroporto possui voos regulares da Azul Linhas Aéreas, voos diários, da Sete Linhas Aéreas, com voos diários, e da Passaredo Linhas Aéreas 2 que opera com um voo diário. Uma lanchonete funciona no terminal, abrindo sempre nos horários de chegada/saída de passageiros. O centro da cidade de Araguaína dista cerca de 8 km do aeroporto, havendo disponibilidade de táxis e ônibus públicos regularmente.
ESTÁDIO DE FUTEBOL (MIRANDÃO) DE ARAGUAÍNA, TO
A ZONA RURAL DA CIDADE DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Erick Aniszewski
AQUI BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Erick Aniszewski
A BR BELÉM BRASÍLIA CORTANDO A CIDADE DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - ?
imagem - ?
VISTA AÉREA DA CIDADE DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Jaime Caviedes
RIO ARAGUAÍNA
imagem - Jaime Caviedes

O PARQUE DAS ÁGUAS EM ARAGUAÍNA, TO
foto - Leomar Fontes
ARAGUAÍNA ILUMINADA ARTIFICIALMENTE
imagem - ?
ESTE EH O SANTUÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM ARAGUAÍNA, TO
imagem - Philip Moreland
VISTA PARCIAL
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
A BR BELÉM BRASÍLIA PASSANDO POR ARAGUAÍNA, TO
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado
imagem - Cerrado

imagem - Cerrado
A LAGOA AZUL DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Cerrado
AQUI A PRAÇA DAS BANDEIRAS EM ARAGUAÍNA, TO
imagem - Erick Aniszewski
RUA DAS MANGUEIRAS EM ARAGUAÍNA, TO
imagem - Erick Aniszewski
O PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Nádylla Sabrynna
O CRISTO DE ARAGUAÍNA, TO
imagem - Nádylla Sabrynna
foto - Leomar Fontes
A LAGOA AZUL
imagem - ?
CACHOEIRA VÉU DE NOIVA EM ARAGUAÍNA, TO
imagem - ?
O NASCER DO SOL NA LAGOA AZUL. TORNANDO-A DOURADA
imagem - Ulisses Holanda
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM EM ARAGUAÍNA, TO
HOTEL RELICÁRIO
Com 60 apartamentos, apresenta um novo conceito em hotelaria na cidade, com uma arquitetura de bom gosto, excelência nos equipamentos e serviços, Projeto de arquitetura e design de interiores dos mais arrojados.
Serviço personalizado com todos os itens de conforto.
Telefone: +55 (63) 2112-0010 |
Email: reserva@hotelrelicario.com.br
Avenida José de Brito Soares - Setor George Yunes


População estimada 2016 (1) - 173.112
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 4.000,416
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 37,62
Código do Município 1702109
Gentílico - araguainense
SIGNIFICADO DO NOME DA CIDADE DE ARAGUAÍNA, TO
O nome da cidade eh uma homenagem ao Rio Araguaia
foto - Leomar Fontes
Gentílico: araguainense
HISTÓRICO  DA CIDADE DE ARAGUAÍNA, TO
Compreendido na região entre os rios Lontra e Andorinhas, o território de Araguaína foi ocupado, primeiramente, por tribos da etnia Carajás. Foi em 1876 que os primeiros migrantes chegaram no norte tocantinense. João Batista da Silva e família, oriundos da cidade de Paranaguá, no estado do Piauí, fixaram moradia na margem direita do Rio Lontra.
O pequeno povoado passou a se chamar "Livra-nos Deus", devido ao constante temor de ataques indígenas e de animais selvagens.
Ainda no mesmo ano outras famílias mudaram-se para a localidade, aumentando e mudando o nome do povoado para Lontra, em referência ao rio que mostrou-se de grande utilidade para o desenvolvimento da região.
No início, os primeiros colonizadores cultivaram cereais básicos para a subsistência das famílias.
Já a implantação da cultura do café aconteceu com vistas ao lucro e tornou-se a atividade predominante. Contudo, a lavoura foi abandonada devido às dificuldades de escoamento da produção. A ausência de vias terrestres para o transporte foi o principal motivo.
O município de São Vicente do Araguaia " atual Araguatins " foi o primeiro a administrar o povoado Lontra. Anos depois, a localidade passou a pertencer a Boa Vista do Tocantins, hoje Tocantinópolis. Em 1925, com a chegada de mais famílias, novas perspectivas de crescimento tomaram conta dos moradores e a primeira igreja foi erguida em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.
A mudança de nome para Povoado Araguaína " em homenagem ao Rio Araguaia " aconteceu em 1948, com a criação do município de Filadélfia. A localidade passou a integrar a nova cidade. Em 1953 o povoado de Araguaína passou a ser distrito. Mas o desenvolvimento da localidade culminou no processo de criação do município de Araguaína, que se concluiu em 1958.
O desenvolvimento econômico-social do município começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília. No período de 1960 a 1975, Araguaína atingiu um estágio de desenvolvimento sem precedentes na história do estado de Goiás, tornando-se a quarta maior cidade do estado de 1980 a 1986, estando atrás somente de Luziânia, Anápolis e Goiânia. Com a criação do estado de Tocantins, em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do estado.
A CIDADE
ARAGUAÍNA É REFERÊNCIA ESTADUAL EM EDUCAÇÃO. ALÉM DE ENSINO BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE, A CIDADE CONTA COM TRÊS UNIVERSIDADES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, ITPAC E FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE QUE OFERECEM DIVERSOS CURSOS. ONDE O CURSO DE MEDICINA É DESTAQUE EM TODO ESTADO, TORNANDO-O MELHOR CURSO EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO.
DECORRENTE DESSE FATO VEM MUITOS ESTUDANTES DE OUTROS ESTADOS CURSAREM MEDICINA EM ARAGUAÍNA (MANTIDO PELO (ITPAC).
DESTACAM-SE OS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA, ZOOTECNIA, LOGÍSTICA, COOPERATIVISMO, TURISMO, MATEMÁTICA, FÍSICA, BIOLOGIA, QUÍMICA, LETRAS, GEOGRAFIA, HISTÓRIA [[(MANTIDOS PELA UFT).
DIREITO, ADMINISTRAÇÃO, FISIOTERAPIA E PSICOLOGIA (MANTIDO PELA FACDO-FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE), CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENFERMAGEM, SISTEMA DE INFORMAÇÃO, PEDAGOGIA, FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E MEDICINA (MANTIDOS PELO ITPAC).
ENCONTRA-SE TAMBÉM INSTITUIÇÃO EM SISTEMA EAD, UNITINS - EADCOM E UNIDERP.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ARAGUAÍNA, TOCANTINS
AQUI O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA, TOCANTINS

fonte / fotos = IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Divulgação / Internet / Governo de Araguaína, TO /


CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL





SONHOS DE UM VIAJANTE
PULAR PARA VOAR E CAIR LENTAMENTE
Eu estava no Bairro Esplanada, na rua da casa da minha mãe. Em frente a casa dela. Eu saí correndo, dava um pulo, tentando sair voando. Eu fiz isso diversas vezes. Algumas vezes eu ia quase que conseguindo mais caia novamente. Eu sabia que para eu voar, eu tinha que arrepiar o corpo todo, na hora em que pulasse. Quando meu corpo arrepiou, eu saí voando. Eu vi os funcionários da rede ferroviária saindo, vi algumas pessoas jogando bola. Eu voava por ali mesmo. Ninguém se importava de eu estar voando, nem olhava para mim. De repente eu comecei a cair e fui caindo muito rápido. Quando fui chegando perto do chão, cai em câmara lenta. Em pé.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo