sábado, 27 de março de 2021

BABAÇULÂNDIA / TOCANTINS / BRAZIL (0446 / 5.570) POPULAÇÃO: 10.666 PESSOAS (IBGE 2020)




Cachoeira do Jenipapo, a Serra da Matança onde se encontra um abrigo sob rocha utilizado pelos índios Krahô como refúgio no século XIX, rampa de voo livre e as praias no Rio Tocantins
Vista aérea
Ancoradouro

Cachoeira Genipapo


Câmara de Vereadores
Cavalgada da cidade

Entorno da cidade
Escola municipal de comunidade rural
Ferrovia Norte/Sul


Hotel Vitória



Vista parcial
Ponte
Rio Tocantins e suas bonitas Praias




Praça da cidade

Prefeitura Municipal
Rampa de Voo Livre
Rio Tocantins




Roda D'água
Rodovia de acesso
Ruas da cidade

Linha do trem
Dados gerais da cidade de Babaçulândia, Tocantins
Código do Município - 1703008 
Gentílico - babaçulense 
Prefeito (2017) ALENO DIAS GUIMARAES 
População estimada [2019] 10.664 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 5,83 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 914 pessoas 
População ocupada [2017] 8,5 % 
Posição geográfica da cidade de Babaçulândia no estado do Tocantins
História da cidade de Babaçulândia, Tocantins
Babaçulândia 
Tocantins - TO 
Histórico 
O povoado Babaçulândia, às margens do caudaloso rio Tocantins, surgiu em junho de 1926, quando Henrique Brito fixou-se no local com um pequeno estabelecimento comercial. 

Sob a influência do babaçu, nativo e inesgotável, iniciava-se o povoamento que recebeu o nome de ″Nova Aurora do Coco″, que assinalava o esplendor da fonte de riqueza do Babaçual no extremo norte. 
Em divisão administrativa de 1933, já o povoado aparece como distrito de Boa Vista do Tocantins, atual Tocantinópolis. 
Em 1938, apresenta-se como novo topônimo de ″Babaçulândia″, terra do ″babaçu″ abundante na região. 
Seu desenvolvimento teve passos lentos, baseado na exploração, por processo rudimentar do babaçu, além de pequenas lavouras e criação de gado, melhorando com a inauguração da rodovia GO-388 que dá acesso à BR-153.
Esta eh a bandeira da cidade de Babaçulândia, Tocantins 
Este eh o brasão da cidade de Babaçulândia, Tocantis
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Babaçulândia, TO / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker 



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM




SONHOS DE UM VIAJANTE
DE BRAÇAS ABERTOS
Eu estava no alto de um morro. Então saí correndo tentando voar. Eu corria, pulava, mas não conseguia voar. Depois de tentar algumas vezes, eu saí voando. Eu fui bem alto e fiquei com os braços abertos, como se estivesse planando no ar. Eu olhava para o horizonte e só via montanhas e matas. Eu fiquei admirado de ver o morro lá de cima. Eu não via nenhuma casa nem cidade, apenas o morro e muitas árvores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo