sábado, 27 de março de 2021

TUPIRATINS / TOCANTINS / BRAZIL (5.332 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.729 PESSOAS (IBGE 2020)




Eh banhada pelo famoso Rio Tocantins e tem como principal ponto Turístico a ilha da Raposa, mais conhecida como Praia da Raposa.



Os principais produtos cultivados são: soja, arroz e mandioca. A pecuária é bastante desenvolvida com o gado de corte. Na área do Ensino, dispomos de uma rede escolar com cinco escolas Municipais e uma Estadual. 
Escola Municipal
Está Localizado a 273 km de Palmas. 
Aniversário da Cidade: 01 de janeiro. 
Padroeiro: São João Batista. 
Praia da Raposa 
Ilha – Acesso Livre 
Está procurando Esporte, Cultura e Lazer? Apresentamos á você uma das Praias mais frequentadas do Estado do Tocantins (Praia da Raposa). Uma Ilha linda por natureza, equipes trabalhando 24hs na preservação da limpeza, policiamento ostensivo, em função de sua segurança e paz, contando com apoio de seguranças altamente preparados, uma estrutura sem comparação.

Pronto de atendimento 24hs, show de sexta-feira á domingo, com bandas reconhecidas por vários estados do Brasil, tudo isso em prol da sua comodidade e diversão, durante todo mês de Julho. PRAIAS EXISTEM MUITAS, MAS DA RAPOSA SÓ AQUI. 
Organização Prefeitura Municipal de Tupiratins-TO 
Telefone: (63) 3449-1108 


Tupiratins, TO

Academia da melhor idade
Avenida principal

Cavalgada
Entorno da cidade
Igreja Católica


Cais do Porto
Praia do Porto


Praça central

Prefeitura Municipal
Rio Tocantins




Rodovia de acesso
Ruas da cidade




Secretaria de educação
UPA 24 horas
Dados gerais da cidade de Tupiratins, Tocantins
Código do Município - 1721307 
Gentílico - tupiratinense 
Prefeito (2017) WELTMAN AYRES VELOSO 
População estimada [2019] 2.671 pessoas 
População no último censo [2010] 2.097 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 2,34 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,4 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 270 pessoas 
População ocupada [2017] 10,5 % 
Posição geográfica da cidade de Tupiratins no estado do Tocantins
História da cidade de Tupiratins, Tocantins
Tupiratins 
Tocantins TO 
História 
O município de Tupiratins está localizado à margem esquerda do Rio Tocantins e a direita do Ribeirão Panela de Ferro que deu origem ao seu primeiro nome. Localizado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e na Microrregião de Miracema do Tocantins. 


Não se sabe precisar a data do início do povoamento, todavia situa-se historicamente em torno de 1940. Em 1958 o povoado -Panela de Ferro- foi elevado a categoria de município com o nome de Tupiratins, através da Lei nº 2.343 de 05 de dezembro de 1958, de autoria do então governador de Goiás - Mauro Borges Teixeira. Foi desmembrado do município de Tupirama. 
O primeiro prefeito foi o Sr. João Pires de Castro (nomeado). Em 1970, o município de Tupiratins voltou à categoria de Distrito de Presidente Kennedy, quando o então Prefeito Elias Assunção Oliveira, transferiu sua sede para Presidente Kennedy, permanecendo até 1991, ocasião em que o Distrito de Tupiratins foi novamente elevado a município através da Lei Estadual nº 251/91 de 20 de fevereiro de 1991, alterada pela Lei nº 498/92 de 21 de dezembro de 1992. 
Esta eh a bandeira da cidade de Tupiratins, Tocantins 
Este eh o brasão da cidade de Tupiratins, Tocantins
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/tupirademel / mapio.net / IBGE / Prefeitura Municipal de Tupiratins, TO / Thymonthy Becker / Wikipédia


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM





SONHOS DE UM VIAJANTE
GATO GRANDE E PELUDO
Estava num apartamento que seria onde eu morava. (mas era bem diferente do que moro atualmente). Eu estava num cômodo, onde de frente para mim, havia outro pequeno, que seria o cômodo de despejo. Nisto vi pela porta entreaberta umas caixas mexendo. Abri a porta bem devagar e vi um gato grande e peludo. Ao ver-me, o gato deu um pulo e se escondeu. Nisto vi alguns gatinhos, do tamanho de um camundongo. Então fui até a cozinha, peguei uma vassoura, para espantar o gato dali. Abri a janela deste cômodo onde eu estava, para que o gato pudesse pular por ela. 


Quanto bati a vassoura nas caixas, o gato saiu em disparada, mas não foi pela janela, saiu casa adentro. Sai atrás e encontrei com o Fernando e a Nathalia. Perguntei se tinham visto um gato, eles disseram que ele tinha saído pela grade da porta da frente. Então eu disse que não podia deixar nada aberto, pois ele já tinha acostumado a dormir ali e não iria querer ir embora.

SONHOS MAIS MALUCOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo